ARCADISMO NO BRASIL

Olá pessoal! O neoclassicismo está presente na cultura brasileira até hoje e por isso vamos conhecer como chegou ao país e como se desenvolveu.

Em 1816 chega ao Brasil a Missão Artística Francesa, contratada para fundar e dirigir no Rio de Janeiro uma Escola de Artes e Ofícios, entre os artistas de tal projeto, está o pintor Jean-Baptiste Debret; em 1826 é fundada a Academia Imperial de Belas-Artes, futura Academia Nacional, que adota o estilo neoclássico europeu e atrai outros pintores estrangeiros importantes.

A principal influência visível do neoclassicismo no Brasil foi a arquitetura, trazida por Grandjean de Montigny, que veio com a Missão Francesa e moldou suas obras de estilo neoclássico ao clima tropical.

Os principais pintores brasileiros do período foram: Pedro Américo, Victor Meirelles e Georg Grimm; e na escultura: João Maria Oscar e Rodolfo Bernardelli que tem como legado inúmeros bustos de personalidades públicas, obras tumulares e diversos monumentos comemorativos.

O Naufrágio da MedusaVictor Meirelles

Entre as obras musicais do período está o Hino Nacional Brasileiro que teve sua música composta por Francisco Manuel da Silva e já teve sua letra alterada por três vezes; além do Hino da Independência que tem letra e autoria de Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I.

Neoclassicismo no Brasil- disponível em http://neoclassicismobrasileiro1c.blogspot.com.br/p/neoclassicismo-brasileiro.html acesso em 30/04/2017

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑